-
Arquitetos: Biselli Katchborian Arquitetos
- Área: 31330 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Nelson Kon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma oportunidade incomum para a cidade de São Paulo, o modelo de torres isoladas é substituído pelo modelo típico de quadra europeia. Ocupando perifericamente a quadra urbana, os edifícios estão no alinhamento do lote junto à rua, conformando um pátio interno de acesso público, voltado ao lazer dos moradores do conjunto. Pontua-se a possibilidade do novo em meio à maior favela da cidade.
A topografia do terreno é aproveitada, no intuito de maximizar o número de apartamentos (420 unidades, de dois tipos); com acesso em diferentes níveis, constroem-se até oito pavimentos sem o uso de elevadores, em conformidade com a legislação. Estes níveis de acesso conformam as áreas de lazer cobertas do conjunto. As passarelas, cuja solução em estrutura metálica as torna singulares no conjunto, conectam os blocos nesses mesmos níveis de acesso.
O sistema construtivo em alvenaria estrutural de blocos de concreto foi adotado extensivamente; nos pórticos de entrada do pátio interno, se utilizou concreto armado. A distribuição das unidades e o uso de cores são determinantes para a leitura do conjunto como diferentes torres sem, contudo, perder-se a noção de pertencer ao todo.
O projeto foi realizado dentro do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação.